terça-feira, 30 de abril de 2013

A história do Detroit Pistons

Apenas Pistons (Foto: need4sheed.com)
O Detroit Pistons. Uma das equipes mais tradicionais da NBA. Tricampeão, por onde já passaram Bob Lanier, Dave Bing, Isiah Thomas, Bill Laimbeer, Chauncey Billups e Ben Wallace. Mas como nasceu a franquia? Vamos contar para vocês! Descubram!
O Detroit Pistons foi fundado em 1941, em Fort Wayne, Indiana, onde ficou até 1957. Fundado pelos irmãos Fred e Janet Zollner, que fabricavam pistões, que levaram seu sobrenome junto com a equipe em seus primórdios (Fort Wayne Zollner Pistons), a equipe se juntou a Liga Nacional de Basquetebol (NBL). Em 1948, os irmãos resolveram tirar seu sobrenome do nome da equipe, que se tornou apenas Fort Wayne Pistons, e se uniram a Associação de Basquetebol da América (BAA). Alguns anos, e histórias suspeitas (acusações de associação a apostadores e entregar jogos) depois, o time que se tornou bicampeão da antiga NBL (1944/1945), partia para NBA. Mas, Fort Wayne era um mercado pequeno para o time dos irmãos Zollner, que resolveram partir para Detroit. Detroit estava sem time desde 1947, e além de tudo, o nome Pistons, casava perfeitamente com a cidade, que sempre se destacou pelo forte mercado automobilístico. O (agora) Detroit Pistons jogaria no Olympia Stadium, casa do Red Wings, na época, por suas primeiras quatro temporadas. 

Agora como Detroit Pistons, a equipe se tornou uma decepção. Mal nas quadras, mal no escritório. A característica da equipe na época era ter um grupo coletivo fraco, com grandes jogadores, um time basicamente "de um ou dois homens só(s)".  Dave Bing e Bob Lanier formaram um time mais consistente, mas que perdeu espaço para o Milwaukee Bucks, que tinha, na época um tal de Lew Alcindor (que para quem não sabe, é o nome de batismo de Kareem Abdul-Jabbar). Desgostoso do time, os Zollner venderam o time para Bill Davidson, em 1974. Aí o Pistons começaria a se destacar na NBA...

Davidson tirou o time do centro de Detroit. Levou a equipe para o subúrbio de Pontiac, mas o time continuou a perder. Em 79-80/80-81, o time venceu apenas 37 jogos, de 164 possíveis. Com isso, escolhas de draft possibilitaram altas escolhas ao time. Em 1981, o Pistons draftou um tal de Isiah Thomas. No começo de 1982, Bill Laimbeer e Vinnie Johnson chegaram após trocas. Era hora de começar a vencer. Embora Thomas, Laimbeer e Johnson tivessem melhorado o time a ponto de alcançar playoffs, faltava algo. Seria esse "algo mais" suprido com o draft de Joe Dumars e a chegada de Rick Mahorn em 1985? Ainda não. O Pistons seria superado nos playoffs em 1986, caindo para o Atlanta Hawks. Em 1987, chegaram John Salley e Dennis Rodman, via draft, e Adrian Dantley, via troca. Nesse ano, os "Bad Boys" apareceram para o mundo do basquete. O (super) técnico Chuck Daly resolveu mudar radicalmente o estilo de jogo da equipe. O time passou a jogar baseado em uma defesa fortíssima. Não era raro ver a marcação triplicar em um jogador (especialmente em Jordan), cada rebote era uma batalha, Laimbeer e Rodman eram monstros, literalmente. Há quem diga (todo mundo) que o Pistons jogava "sujo", mas não posso a opinar quanto a isso, já que não (vi)vi essa época (sou de 1996), mas posso dizer uma coisa: com os Bad Boys não existe(ia) meio termo. Ou você os amava, ou odiava. A quem não amava, apenas lamento.

Embora o Pistons tivesse melhorado muito, ainda estava numa crescente. Em 1987, o time perdeu as finais de conferência, em 7 jogos, para o Celtics de Larry Bird. Mas era questão de tempo para o time de Detroit alçar voos maiores. Em 1988, após fazer sua melhor campanha em temporada regular da história (54-28), o Pistons venceu o outrora algoz Boston Celtics para chegar a sua primeira final, desde 1945. E era contra o Lakers de Magic Johnson. O Pistons foi para o jogo 6 em LA com uma vantagem de 3-2 na série. Mas, infelizmente, Isiah Thomas, se machucou. Embora tenha feito uma partida digna de Isiah Thomas, o Pistons perdeu a partida, muito também graças a uma falta, nos segundos finais, descrita por Laimbeer como uma "falta fantasma". O Pistons, sem Thomas 100%, perdeu o jogo 7, por 108-105. 

Em 1988, o Pistons começou a jogar no Palace. Dantley foi trocado, e chegou Mark Aguirre, uma troca bastante criticada, mas que calou a todos (vide Grant Hill por Big Ben). Com 63 vitórias na regular, mais uma vitória sobre o Bulls nos offs, o Pistons estava nas finais, de novo contra o Lakers. Motivado pelo ano anterior, o Pistons assinou a aposentadoria de Abdul-Jabbar com uma varrida nas finais, com direito a MVP para Joe Dumars. Em 1990, 59 vitórias depois, mais uma eliminação em cima do Bulls, e o Pistons iria defender seu título contra o Trail Blazers de Clyde Drexler. Perdeu os dois primeiros jogos no Palace, mas ganhou as três seguintes em Portland. No jogo 6, no Palace, Vinnie Johnson, a 00.7 segundos do fim, acertou um arremesso mágico, para tornar o Pistons bicampeão. Depois disso, Jordan e o Bulls dominaram a NBA, e o Pistons entrou em decadência. Em 1994, um record pífio de 20-62.

Essa campanha, trouxe ao Pistons uma alta escolha de draft, e com ela veio Grant Hill. Grant Hill, junto com Jerry Stackhouse e mais 6 ou 7 "cabeças-de-bagre", levaram o Pistons a boas campanhas, 54 vitórias, mas morrendo na praia, para Tim Hardaway e seu Heat, ou algum outro time.

Joe Dumars se aposentou em 1999, e se tornou o gerente geral do Detroit Pistons, após o time ser varrido dos playoffs em 2000, pelo Miami Heat. E teve que lidar com algo difícil. A estrela do time, Grant Hill queria sair. E saiu. O Orlando Magic levou o jogador, que era free agent, mas Dumars arranjou uma sign and trade, e acabou recebendo Ben Wallace em troca (além de Chucky Atkins). Ben, sofria com lesões, não havia sido draftado, era uma incógnita. Mas isso iria mudar.

Sem Hill, o Pistons sofreu. Em 2001, uma campanha de 30-52. Rick Carlisle chegou para treinar o time, substituindo George Irvine. Carlisle levou o Pistons aos holofotes mais uma vez. Mas isso, graças a ajuda de Joe Dumars, que assinou com o questionado Chauncey Billups, e adquiriu Rip Hamilton via troca. Além do draft de Tayshaun Prince. Embora com bom desempenho, o Pistons foi varrido dos playoffs de 2003 pelo New Jersey Nets. No ano seguinte, Carlisle foi demitido. Para seu lugar, nada mais nada menos que Larry Brown. Faltava algo, ainda. E Dumars foi buscar Rasheed Wallace, em Portland para completar o time. Baseado, mais uma vez, na defesa, chegava aos playoffs, com uma campanha de 54-28. Milwaukee Bucks, New Jersey Nets e Indiana Pacers ficaram pelo caminho. Ressalto o toco histórico de Tayshaun Prince em Reggie Miller, que praticamente ganhou aquela partida para o Pistons. 

Chegávamos a mais uma final. E éramos meros intrusos. O Lakers, de novo ele, tinha uma equipe que havia sido tricampeã. Tinha Shaq e Kobe, Payton e Malone. Mas o Pistons não se importou. Com todos cravando uma vitória fácil do Lakers no jogo 1, em LA, a defesa absurda do Pistons limitou o Lakers a 68 pontos no jogo. O Lakers venceu o jogo 2, graças a uma mágica de Kobe Bryant, com um buzzer que levou o jogo para prorrogação. Todos falavam que o Lakers iria para o título. Mas se esqueceram, que os três jogos seguintes eram em Detroit. Não haveria mais jogos em LA. Com propriedade, o Pistons sagrou-se tricampeão. No ano seguinte, apesar de ter perdido alguns bons reservas, como Mehmet Okur e Mike James, o Pistons chegou a final. Infelizmente, quando o jogo 6 parecia nosso, Robert Horry forçou o sétimo jogo, e o Spurs foi campeão.

Saiu Larry Brown, aconteceu o "Pacers-Pistons Brawl", a briga generalizada que levou jogadores do Pacers a suspensão, briga com torcedores, e tudo mais. Brown foi para o Knicks, e Flip Saunders veio para o Pistons. Em 2006, com um começo de 37-5, e um record final de 64-18, o Pistons perdeu as finais de conferência para o Miami Heat. Ben saiu, em 2006.

Depois de 2005, o Pistons perdeu as três finais de conferência seguintes, para o Heat, Cavaliers e Celtics. Então Dumars resolveu que era hora de remontar.

Demitiu o técnico Flip Saunders, e trocou Chauncey Billups e Antonio McDyess por Allen Iverson. McDyess voltou pouco tempo depois. Mas o Pistons sentiu a saída de Billups, embora tenha chegado aos playoffs. Com a 8ª melhor campanha, pegou o Cleveland na primeira rodada, e foi varrido. As besteiras começaram aí. Na offseason desse ano, Dumars ofereceu contratos astronômicos para Ben Gordon e Charlie Villanueva. Além de perder Rasheed Wallace. Michael Curry, que assumiu depois de Flip, foi substituído por John Kuester. Com a morte de Davidson, em 2009, pouco tempo depois (2011), o Pistons foi comprado por Tom Gores. 

E chegamos onde estamos agora. Monroe foi draftado, Knight também, Drummond chegou esse ano, e simplesmente não sabemos, como essa magnífica história que descrevi irá continuar. Espero que continue como foi na maior parte desse texto. Com glórias, vitórias, títulos e grandes jogadores.

Tudo isso pode acontecer a partir dessa offseason, só depende de Joe Dumars.

Termino aqui, porque julgo desnecessário descrever com maior detalhamento o período que compreende os últimos três anos, já que são tempos difíceis, e até por serem recentes, creio que todos vocês saibam. 

#GoPistons!

0 comentários:

Postar um comentário