sexta-feira, 26 de julho de 2013

Expectativas: Elenco

A expectativa em Knight passa pelo desenvolvimento de seu jogo
Como todos sabemos, a temporada passada do Detroit Pistons foi muito longe do que queríamos. Sabemos também, que o time se reforçou nessa offseason, além dos jogadores que chegaram, via draft. Com tudo isso, resolvi dar meus pitacos sobre a temporada que está por vir. Opiniões pessoais, discordem – e exponham as discordâncias nos comentários -, xinguem, e falem à vontade.


O Pistons não chega a playoffs desde 2009. De lá pra cá, quatro campanhas negativas, mediocridade e um time muito ruim. O primeiro bom jogador incorporado ao novo Pistons em reconstrução, foi Greg Monroe. Desde então o time se qualificou e, para essa temporada, trouxe Josh Smith e o italiano Luigi Datome, além da volta de Josh Smith. E, quais são as expectativas para esse elenco?

Vamos por partes: Começando com o provável quinteto titular (provável, ninguém tem a mínima idéia – nem eu, inclusive – de como Cheeks irá montar o time e as rotações. Me baseio no que acho mais provável, mas não necessariamente mais ideal)

#1, Chauncey Billups
#7, Brandon Knight
#6, Josh Smith
#10, Greg Monroe
#0, Andre Drummond

Acho que Billups deve (ou deveria) começar como titular, uma vez que Bynum é reserva, e Knight não é bem um armador. No entanto, o primeiro ponto é que Billups precisa ficar livre de lesões. Se ficar, ainda temos que lembrar que ele já tem 36 (37, quando começar a temporada) e pode não aguentar muitos minutos de quadra e, se aguentar, não contaremos com aquele Billups de outrora. Contudo, espero que ele não seja o mesmo do Clippers, onde era apenas um jogador para chutar, de vez em quando. Todas essas incógnitas abrem espaço para Knight que, mesmo cru, é esperado que desenvolva seu jogo com Maurice Cheeks e ganhe minutos na posição um, embora eu acredite que ele deva começar como ala-armador mesmo.

No frontcourt, uma indefinição. É possível – e acredito que é o que irá acontecer – a equipe jogar desse jeito acima, com Smith, Monroe e Drummond. Só que, Josh Smith, embora seja um ótimo jogador – nos dois lados da quadra –, teima em arremessos de três, ou long-twos, o pior arremesso do basquete, mesmo tendo desempenho muito ruim nesses tipos de arremesso, desperdiçando muitas bolas e ataques. Com ele jogando fora do garrafão, é muito possível que insista muito em arremessos desses dois tipos, o que certamente fará seu desempenho cair. Com ele jogando no garrafão, porém, Greg Monroe ou Andre Drummond terá que vir do banco, mais provavelmente Drummond. Já Greg, que vem jogando na posição quatro, para abrir espaço para Andre Drummond jogar, pode voltar a sua posição original, de pivô. Há ainda a possibilidade, de Monroe ser envolvido em uma possível troca por um armador (que poderia ser Rajon Rondo).
Notem a quantidade de arremessos de longa distância, e long-twos. Desempenho horrível, e seleção duvidosa podem fazer o esquema de Smith junto com Monroe e Drummond naufragar.


Acredito, que pela insistência de Josh Smith em arremessos de longa distância, e pela falta de espaçamento em quadra, proporcionado por essa formação, esse frontcourt com os três naufragará em pouco tempo, e Drummond deva ir para o banco, embora, com sabedoria do treinador é sim possível dividir o tempo de quadra entre os três, no garrafão, de maneira satisfatória.

Depois do elenco, vamos à provável rotação:

Billups-Knight/Bynum
Knight/KCP/Stuckey
Smith/Datome/Singler/Middleton
Monroe-Smith/Villa/Mitchell/Jerebko
Drummond/Kravtsov

Como não temos certeza do time titular, cheguei a essa possível rotação. Com Knight alternando minutos com Billups na posição um, Will Bynum deverá prosseguir com o seu papel de backup, trazendo sua energia do banco. Com KCP em desenvolvimento, e após uma boa Summer League, o calouro deverá ser o reserva imediato da posição dois (ou até titular, caso Billups saia do banco). Stuckey ainda estará lá, para jogar o garbage time, ou substituir KCP caso o calouro esteja mal na partida.

Entre os forwards, caso Smith seja realmente o dono da posição de ala, Datome deverá vir do banco, como um bom shooter, e Singler também estará lá, para chutar algumas bolas, e defender – ainda que não com tanta eficiência. Khris Middleton, ainda, pode fazer seus pontinhos, porém deve ter tempo de quadra bem pequeno, por excesso de opções. Entre os ala-pivôs, Monroe pode dividir minutos com Josh Smith, e Villanueva deve ser a primeira opção no banco. Jerebko também pode trazer pontos do banco seja como ala-pivô, seja como ala, embora nessa última haja concorrência maior. Tony Mitchell mostrou ter potencial para ser um bom defensor, na Summer League. Depende de cada jogo, mas creio que ele terá mais tempo de quadra que Jerebko.

As expectativas que tenho, para o elenco são, principalmente, em torno de Greg Monroe e Brandon Knight. No caso de Monroe, como ele irá se portar com Josh Smith no elenco e, principalmente, qual será seu papel em quadra. Mesmo com todos esses “poréns”, acredito que Monroe ainda liderará o time em pontos na temporada.

Já com Knight, a expectativa passa por como ele irá se readaptar a posição de armador principal e, principalmente, se o técnico Maurice Cheeks irá conseguir trabalhar o jogo do jovem jogador, já que – acredito eu – esse foi um dos motivos que pesaram na contratação do treinador. Com Knight, a expectativa é que ele esteja muito mais maduro em quadra, cometendo menos desperdícios e armando realmente o time.

Creio que Greg Monroe será o líder do time em pontos, Andre Drummond em rebotes e em tocos e Brandon Knight em assistências e roubos de bola.

O Pistons ainda tem Peyton Siva, que empolgou a direção da equipe durante a Summer League, mas que devido ao número de jogadores do elenco não terá espaço no time.

Na próxima parte da análise, o foco será a campanha, e as expectativas quanto a playoffs e a campanha da equipe.

3 comentários:

  1. Eu acho que o perímetro começa com Knight e Stuckey, com a entrada do KCP entrando e Billups jogando poucos minutos, mas isso minha opinião, e concordo que Smith, Monroe e Drummond começarão de titulares, até mesmo por quê todos querem ver essa formação.

    ResponderExcluir
  2. Billups vai ser titular...

    mesmo que seja pra jogar 20 mins por noite, mas ele vai estar ano starting 5...

    ResponderExcluir
  3. O perímetro provavelmente será formado por BK e Stuckey, com Billups, Bynum e KCP pra rotação.
    Agora as outras posições... todo dia eu mudo de pensamento. Mas devem sim testar o "big three", não acho que irá dar certo, mas enfim... ao menos as esperanças estão renovadas.

    ResponderExcluir