terça-feira, 1 de julho de 2014

A Free Agency está aberta

Será que veremos essa dupla em quadra junta na próxima temporada? (Foto: USA Today Sports)
Ah, a Free Agency. O período que, de tempos em tempos, chama a atenção de todos e pode mudar o destino de uma franquia que consiga seduzir uma grande estrela. O período que pode marcar o final de um ciclo de alguma equipe e, também, o período em que vários jogadores bons e uma infinidade de jogadores não tão bons trocam de uniforme. Para o Pistons, essa offseason está recheada de expectativa, pelos motivos errados.


Se ano passado tínhamos dinheiro para gastar, e ânimo de que algum reforço de peso pudesse chegar, esse ano a sensação é de uma angústia por, talvez, perder um de nossos nomes para o futuro por conta desse tal reforço "de peso" (entre muitas aspas). Antes de tudo, é bom rever a situação. Vamos lá:

Greg Monroe, está em final de contrato. As regras da NBA permitem que, no último ano do contrato de calouro, a franquia pode oferecer a ele uma "oferta qualificatória", que, na prática, é o salário dele em seu último ano de contrato, caso nenhuma outra equipe demonstre interesse no jogador. Ao fazer isso, a franquia garante o direito de, caso hajam outras equipes interessadas - e proponham vínculos melhores -, cobrir a oferta no valor oferecido, e manter o seu jogador. Quando o jogador está sob essas condições, se diz que ele é um "Free Agent Restrito (RFA)", dando à franquia mais controle sobre o recrutado. Vale lembrar que, para que a oferta seja válida, o jogador tem que aceitar as condições impostas por essa outra franquia, para que então a atual equipe dele decida se cobre ou não a proposta.

Portanto, dada essa condição e, baseado no que vem sendo veiculado pela imprensa especializada no Detroit Pistons, a conclusão é que é bastante difícil Monroe sair do Pistons por nada, mesmo com uma oferta de contrato máximo. A tendência é que a equipe cubra qualquer proposta (me baseando em especulações e declarações, nada 100% concreto). Lembrando também que o agente do jogador disse que estaria trabalhando em um contrato máximo para ele nessa offseason.

Outro fator que poderia agravar a situação seria caso Moose não quisesse mais jogar em Detroit. Mas esse não parece ser o caso, porque já teria saído na imprensa. Vale lembrar, que ano passado, o jogador era um dos mais vibrantes da desanimada equipe, e que reclamou publicamente de derrotas e de passividade em quadra. Ele se importa com o time.

Compreendida a última frase, a situação é a seguinte: Ou Moose renova, ou sai por uma "Sign-And-Trade" (Assina um novo contrato e, então, é imediatamente trocado). Vamos então dar uma olhada nos times que estão sendo especulados como possíveis destinos para Greg - considerando, inclusive, que ele possa sair por nada caso haja uma oferta de contrato máximo (difícil) - e mais alguns outros que estão em todos os rumores.

Antes de começar, esse tweet do Alex Kennedy, setorista do site Basketball Insiders, ilustra bem o que eu quero dizer, e ilustra bem o "ambiente" da situação:




Atlanta Hawks

Vários jornalistas andam dizendo que o Hawks tem sério interesse em assinar com Monroe, o que não faz muito sentido, para mim, mesmo com a equipe de Atlanta tendo negociado seu prospecto na posição, o brasileiro Lucas Nogueira. Por que não daria certo? Simples, o Hawks já tem em Paul Millsap e Al Horford seu garrafão titular. Não teria porque oferecer muito dinheiro para um jogador que não reforça exatamente alguma carência de seu elenco. E para o próprio Monroe, não faria muito sentido sair de Detroit para ir para o banco em Atlanta.

Oferta menor? O Pistons cobre.

Sign-and-Trade? Ok, mas... por quem? Millsap, Teague e Horford não seriam envolvidos, então sobram... Pero Antic, Elton Brand e... vamos para o próximo time.

Orlando Magic

Ok, esse é um time que tem bastante espaço sobrando, pode dar um contrato máximo para Monroe, mas não tem motivos para tal. Já tem um núcleo de vários bons jovens no garrafão, como Nikola Vucevic, Tobias Harris, Andrew Nicholson, e o recém-draftado Aaron Gordon (Jason Maxiell está lá também, haha). Além disso, a maior carência da equipe é na armação, não faz muito sentido sair distribuindo dinheiro assim para um jogador cuja função você já tem no elenco. Uma SnT com alguns desses jovens e o Pistons até poderia aceitar, mas acho pouco provável que o Magic aceitaria.

Portland Trail Blazers

Esse é o que faz mais sentido até aqui.  Não sei da situação do teto salarial do Blazers, mas não deve ser o suficiente para assinar Monroe, já que as notícias dizem que o time do Oregon quer o jogador através de uma SnT. O problema desse cenário é que, eu não vejo o Pistons aceitando outra oferta que não Nicolas Batum. Portland está disposto a abrir mão do jogador? Se estiver, negócio fechado. Se não, não tem negócio. Simples assim.

Los Angeles Lakers

O Lakers está em todos os rumores que envolvam jogadores. Todos. Então, achei legal comentá-los aqui. Para mim, a chance da equipe angelina contar com Monroe em seu elenco na próxima temporada é zero. O novo contrato do Kobe engessou metade da folha salarial do Lakers. Eles tem quatro jogadores sob contrato, precisam de mais oito para poder entrar em quadra. Eles querem Carmelo Anthony, LeBron James e todo mundo que estiver disponível. Se assinar com alguma dessas estrelas, não sobra espaço para oferecer o máximo para Greg no teto salarial. Se não assinar, talvez tenha possibilidade, mas aí alguns outros fatores jogam contra. Até essa questão do Carmelo ser resolvida, Monroe já pode ter definido seu futuro. Ou ainda, o recém-draftado Julius Randle. Não seria melhor trazer um companheiro mais rodado, que defenda bem, e que seja mais barato, para o garoto? Alguém como Marcin Gortat, por exemplo?

Boston Celtics

Um time que eu ainda não vi rumores, mas que podem aparecer em breve e, na minha opinião, é a possibilidade mais concreta para a saída de Monroe. O Celtics tem aproximadamente 17 milhões de espaço em seu teto salarial, mas não seria possível oferecer tudo isso à Monroe, porque o Celtics tem apenas dez jogadores sob contrato, e duas team options que, se declinadas, abrem mais dois milhões no teto salarial. Ou seja, a proposta da equipe verde giraria em torno de 13 milhões, valor que eu creio que o Pistons cubra sem hesitação. Mas a possibilidade real de troca seria uma SnT. A equipe de Boston acabou de draftar Marcus Smart, armador de Oklahoma State, abrindo, em tese, Rajon Rondo para negociações. Uma SnT entre Rondo e Monroe seria uma negociação que o Pistons toparia. O Celtics garantiria um ótimo jogador de garrafão para seu projeto de reconstrução. No Pistons, Rondo era um sonho antigo de Joe Dumars que era visto como um armador que poderia liderar a equipe por muitos anos. Além disso, em Detroit ele poderia jogar com seu amigo Josh Smith. Há atrativos.

Contratações

Do outro lado da moeda, vamos dar uma olhada em nomes que o Pistons poderia trazer para reforçar a equipe. No entanto, esse tipo de palpite é muito mais gosto pessoal do que qualquer coisa, até porque, apesar de ter certa folga em seu teto - com o término dos contratos de Charlie Villanueva e Rodney Stuckey - não dá para saber se, e quanto dessa parte será comprometida com Moose.

Rumores concretos


Nelson despertou o interesse do Pistons
Até agora, o único rumor confirmado é que o Pistons teria se reunido com o Sacramento Kings para discutir uma troca que enviaria Josh Smith para a Califórnia. Esse rumor esfriou, e as negociações parecem ter sido encerradas, mas o boato era que o Kings faria uma SnT com o Pistons envolvendo Isaiah Thomas, ou então enviaria Derrick Williams, Jason Terry e mais outro jogador para que a troca acontecesse. Esfriou.

Outro interesse do Pistons é em Jameer Nelson, armador recém-cortado pelo Orlando Magic, que trabalhou com Stan Van Gundy na Flórida. Acho um bom reforço. Experiente, sabe organizar bem o jogo. E qualquer coisa é mehor que o Brandon Jennings.

Outros nomes

Trevor Ariza é o nome mais ideal para o Pistons. No entanto, teve um legítimo contract year em Washington ano passado e com toda certeza ganhará mais do que merece, o que já descarta o Pistons na briga pelo jogador. A aquisição de Ariza traria chutes de três e preencheria a posição de ala, que não tem nenhum nome de respeito em Detroit (Josh Smith é ala-pivô). Gostaria também de ver o Pistons tentando Eric Bledsoe, no entanto é muito difícil o Suns não cobrir qualquer oferta pelo jogador. Shaun Livingston e Jodie Meeks poderiam ser nomes interessantes também.

Basicamente, é isso. Sinceramente, eu torço muito para que o Pistons consiga manter Greg Monroe, e me parece que a diretoria quer isso também, estou tranquilo. Não espero nenhuma contratação para esse ano, mas nos livrarmos de Josh Smith e Brandon Jennings seria um sonho. Valeria tanto quanto uma contratação de peso.


0 comentários:

Postar um comentário