Logos e Uniformes

Desde a sua criação, a franquia do Detroit Pistons já teve vários logos e uniformes, vamos mostrá-los. As imagens são do site SportsLogos.net. As fotos foram achadas no google e são de fontes diversas - algumas têm a marca d'água do site a quem pertencem. Não tenho nenhum direito sobre quaisquer imagens.


Os primeiros logos, em Fort Wayne

O primeiro logo do então Fort Wayne Zollner Pistons (à esquerda), utilizado desde 1941/42 até a temporada 1947/48. Um boneco feito de peças mecânicas, com certa cara de mal, gosto bastante desse logo. Já o da direita, é o logo que substituiu o anterior, e ficou de 1948/49, até 1956/57, quando o Pistons se realocou para Detroit. Nesse segundo, além da mudança de cor, podemos notar que o boneco tem uma expressão mais "amigável". O Z permanece no peito, e a composição dele é praticamente a mesma. E a bola parece um sanduíche. Não achei imagens do uniforme referente ao período na internet, então, infelizmente, não poderei citá-los aqui.


Os primeiros logos na NBA



Assim que se realocou de Fort Wayne para Detroit, a equipe do Pistons precisava de um novo logo. E assim surgiu esse da esquerda, que parece ter sido a base inspiracional para quase todos os outros que vieram depois dele. Ele é simples e direto, e tem uma fonte um pouco estilizada (notem o R) - que também parece uma versão retrô da atual, deixando transparente uma inspiração. Esse logo foi utilizado entre as temporadas de 1957/58 e 1970/71. O da direita o substituiu até a temporada 1974/75 e era exatamente o mesmo do anterior, exceção feita ao nome da NBA não estar escrito embaixo de "basketball club".

Uniformes referentes ao período deste logo

A lenda George Yardley com o primeiro uniforme do Pistons na NBA, na temporada 1957/58
No período em que esses logos estavam em vigor, o Pistons utilizou quatro uniformes. O primeiro foi esse da foto de Yardley. Ele é, basicamente, a versão em uniforme do logo. Apesar de clássico e bonito, é poluído. Ele foi usado de 1957/58 até 1962/63.


Esse é meu uniforme favorito do Pistons em todos os tempos. Na foto, Bailey Howell o veste. O uniforme é simples - branco, com detalhes em vermelho (apesar da foto estar em preto e branco, o SportsLogos nos diz que é vermelho). E o Pistons grafado em letras cursivas é espetacular. Coisa linda. Foi utilizado entre 1963/64 e 1968/69.




Esse uniforme foi utilizado entre 1969/70 e 1973/74, e o número na frente já se parece um pouco com o que viria quase dez anos depois. A fonte na camisa é maravilhosa, e também podemos ver várias linhas formando o "contorno" a camiseta. Esse uniforme era o home. O away era azul, e tinha as mesmas linhas, em vermelho e branco.



Nas três fotos, Dave Bing. Na de cima correndo ao lado de Lenny Wilkens, e na terceira recebendo um screen de outra lenda: Bob Lanier.


Mais do mesmo


Esse logo foi utilizado de 1975/76 até 1978/79. Ele trouxe a volta do "NBA" ao logo, porém agora com a sigla escrita. A bola ficou com um formato elipsal, e o nome foi pintado de dourado, não era mais só o contorno, mas a fonte parece ser a mesma. O contorno da bola também ficou mais forte, e saiu do azul marinho para um azul royal. Eu, particularmente, não gosto desse logo.

Uniformes referentes ao período deste logo


A primeira vez que a equipe utilizou a cor vermelha nas camisas - todas as outras camisas away tinham sido azuis. Além disso, surgiram listras laterais em azul e branco, bem nítidas no short de Bob Lanier, na imagem. O uniforme home era igual, mas branco, com listras laterais vermelhas e azuis. Um ponto interessante desse uniforme é que ele foi o primeiro que tinha os nomes dos jogadores na parte de trás das camisas. Começou a ser utilizado um ano antes do logo (1974/75), mas ficou mais tempo com ele em vigor, então coloquei aqui. Foi utilizado até a temporada 1977/78.


Um uniforme completamente diferente, com um visual bem futurista, foi utilizado entre 1978/79 e 1980/81. Ele era cheio de linhas e raios, e trouxe uma fonte nova que só foi utilizada uma vez. Uma bola de basquete forma o pingo do I em Pistons, e Detroit. Apesar do raio embaixo do nome da equipe ser bem desnecessário, acho esse uniforme bem bonito. Acima, o home, com ML Carr. Abaixo o away, com um jogador que eu não consegui identificar, e o símbolo comemorativo de 35 temporadas da equipe. 




A era das vitórias


Para começar aquela que seria a grande década de relevância da equipe até os anos 2000, surgiu esse logo aqui, o logo clássico do Detroit Pistons, que está atrelado à fantástica equipe liderada por Isiah Thomas, que tomou conta da liga por um período, e foi de bom destaque em outro período. Esse logo, apesar de ser bem ligado ao final da década de 80, foi criado e implantado já na temporada 1979/80 - abrindo a década. O logo tem um fundo colorido, pela primeira vez e, apesar de sabermos que as linhas tem inpirações nos anteriores, não ficou nem um pouco parecido. No meio, o nome Detroit Pistons, com uma fonte diferente das anteriores. O contorno azul bem mais grosso finaliza o logo em grandioso estilo.

Uniformes referentes ao período deste logo


O clássico uniforme: simples e maravilhoso. O uniforme mais bonito da história do Pistons. O away, na foto com Isiah Thomas, era azul royal com a lateral vermelha. "Pistons" e o número também em vermelho, com contorno branco. Linhas brancas também na lateral, e no shorts. 


No uniforme home, branco, com contorno azul e vermelho, e linhas laterais vermelhas e azuis. Vermelhas na frente, e azuis atrás. Na foto da direita, de 1993, também podemos notar um leve contorno azul no número e no "Pistons". De um modo geral, é o mesmo uniforme. Utilizado entre 1981/82 e 1995/96.

Em 1994/95 surgiu também o primeiro uniforme alternativo do Pistons. Vermelho, com detalhes em azul e contorno branco. Linhas laterais azuis - um azul mais escuro do que nos outros uniformes. Ficou até 1995/96.


Teal era e o cavalinho




Muitas pessoas (99% dos que acompanham basquete) abominam esse logo. Olhando pra ele, não é muito difícil entender o porquê. "Teal" é o nome em inglês, para esse tom de azul meio esverdeado, que era moda na época (o Charlotte Hornets é um ótimo exemplo e o Vancouver Grizzlies também) e, apesar de não ser uma cor exatamente feia, o Pistons é azul, oras. Azul, branco, vermelho, nada de "teal". O logo mantem o contorno clássico - agora na cor teal -, e muda a posição e as linhas da bola, fazendo com que se assemelhe mais com uma bola de basquete. Mas peraí, um CAVALO?!? O que um cavalo tá fazendo aí? Aproveitando a temática recorrente de automóveis em Detroit, Pistons escrito como se fossem escapamentos de carros fecham esse desastre do design. Foi usado entre 1996/97 e 2000/01.

Uniformes referentes ao período deste logo




Com logo novo após 15 anos, o Pistons mandou seu cavalinho para o uniforme. No uniforme home, branco com detalhes em amarelo e "teal", com o logo ocupando a maior parte da camisa e o número deslocado para o lado direito do uniforme (ou o esquerdo de quem está vestindo). Na away, um azul bem diferente dos anteriores, com contornos em preto e amarelo, e número branco com detalhes em amarelo. Apesar desse uniforme ser um desastre, eu realmente gosto da fonte que foi utilizada no número. Acho muito bonita.
Nas fotos, Grant Hill e Jerry Stackhouse, os dois grandes destaques do Pistons ao fim da era Bad Boys.


Seguindo a linha dos uniformes alternativos, surgiu esse aqui, que é exatamente igual ao away, mas com a cor vermelha no lugar da azul. Apesar do cavalo, eu sou apaixonado por esse uniforme. Os três foram utilizados até 2000/01, mas o vermelho estreou depois, em 1997/98, duas temporadas depois dos outros dois (1995/96).


Mais cavalinho


Sem muito o que comentar desse aqui - é exatamente o mesmo anterior, mas dessa vez mudou a década e o teal saiu de moda, então voltaram às cores tradicionais. Sim, o cavalo ainda está lá. Foi utilizado entre 2001/02 e 2004/05.

Inspirações nas origens, adeus cavalinho



Finalmente dando adeus ao cavalo, entramos na temporada de defesa do título com uma cara nova. 2004/05 começou com esse logo aqui, que permanece até hoje. Claramente inspirado no logo da era Bad Boys, esse tem uma linha mais moderna. As linhas formam uma bola de basquete, e o nome está centralizado e saltando fora dos limites da composição. A fonte foi alterada, e o contorno azul, como sempre, está lá. Confesso que não gosto desse logo, muito por conta do tom do azul, acho que poderia ser mais escuro, mas é, sem dúvidas, anos-luz melhor que o anterior. 

Uniformes referentes ao período deste logo

Como desde 2001 a única mudança que ocorreu no uniforme do Pistons foi a mudança do logo alternativo no short, resolvi colocar todos juntos à esse logo. 

Esse vem sendo o uniforme do Pistons nos últimos 13 anos - desde 2000/01. É um uniforme lindo, branco, com listras laterais azuis e vermelhas. Sem contorno nos braços ou na gola. Gola que, aliás, está em formato novo, e ficou muito boa. A fonte do "Pistons" ou "Detroit" é a mesma do logo, e o número mudou também, com uma fonte diferente e bonita. Na foto, Billups com a camisa comemorativa de 50 temporadas da equipe na NBA (2008).

O uniforme away segue o home, mas só tem listras vermelhas nas laterais, com uma linha branca cortando-as no meio. Os detalhes tem contorno branco. Na foto, Tayshaun Prince. Eu, particularmente não gosto desse uniforme, pelo tom do azul.

Esse foi o uniforme alternativo que começou a ser usado em 2006-07, e ficou até 2008-09. É basicamente o away, mas invertido. Onde é azul, no away é vermelho, onde é vermelho, no away é azul. Os detalhes são brancos. Na foto, Rip Hamilton.

E esse é o novo uniforme alternativo do Pistons, criado na temporada passada. É num tom muito bonito de azul, com o número vermelho em contorno branco, e "motor city" escrito, em branco, com contorno vermelho. Linhas laterais vermelhas finalizam em grande estilo esse uniforme.

É isso. Esses são os uniformes e os logos que o Pistons utilizou na sua história.